quarta-feira, maio 14, 2025

Rodrigo e mais dois deputados são investigados pelo TCU por viagem à festa de Trump paga com dinheiro público

O sergipano Rodrigo Valadares (UB) e mais dois deputados bolsonaristas, Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Bia Kicis (PL-DF), foram intimados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para prestar depoimento amanhã, 14, no âmbito de um procedimento investigativo que apura a viagem feita pelos três aos Estados Unidos para participarem de uma festa da campanha de Donald Trump, realizada em 5 de dezembro do ano passado.

Na ocasião, os parlamentares teriam utilizado ao menos R$ 47.241,25 em recursos públicos para custear a viagem. Eles permaneceram de cinco a dez dias hospedados em hotéis e até em um spa na Flórida e em Washington, sem registro de qualquer agenda oficial informada à Câmara dos Deputados.

No caso de Rodrigo, as informações indicam que ele passou oito dias na Flórida, entre 31 de outubro e 7 de novembro. Assim como Paulo Bilynskyj, ele solicitou reembolso à Câmara pelas passagens e pela estadia no Ette Luxury Hotel & Spa, em Orlando — local onde não houve registro de atividade oficial que justificasse os gastos com recursos públicos.

O órgão técnico do TCU determinou que o gabinete do deputado seja intimado a apresentar três esclarecimentos: a autorização prévia da Câmara para a viagem, conforme o §14º do art. 4º do Ato da Mesa 43/2009 combinado com o art. 228 do Regimento Interno; a justificativa sobre o propósito da ida aos EUA, entre os dias 31 de outubro e 7 de novembro, e como a participação no evento “Election Night Livestream Watch Party” se relaciona com o exercício do mandato parlamentar; além do cronograma completo das atividades previstas e efetivamente realizadas durante o período, incluindo reuniões, eventos e compromissos oficiais.