sábado, abril 26, 2025

Três detentos morrem em menos de 48 horas no Copemcan, em Sergipe

Três internos do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), localizado no município de São Cristóvão, morreram entre a última terça e quarta-feira (23 e 24), conforme confirmado nesta sexta-feira (25) pela Secretaria de Estado da Justiça, do Trabalho e da Defesa do Consumidor (Sejuc).

As mortes ocorreram em situações distintas, mas todas dentro das dependências do presídio. O primeiro caso foi registrado na manhã de terça-feira, quando um detento de 51 anos sofreu um mal súbito durante uma partida de futebol. Apesar da rápida atuação da equipe médica do Copemcan, o interno não resistiu.

Na manhã do dia seguinte, outros dois óbitos foram confirmados. O primeiro deles foi de um homem de 78 anos, encontrado desacordado dentro da cela. Após o chamado dos policiais penais, equipes de saúde da unidade e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados, mas o óbito foi constatado no local.

Ainda na manhã de quarta-feira, um terceiro detento, de 48 anos, foi encontrado morto na enfermaria do presídio. Segundo a Sejuc, o interno estava sob acompanhamento médico em virtude de um histórico de tentativa de suicídio.

Em todos os casos, o Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para a remoção dos corpos e realização da perícia. A Sejuc afirma que as mortes estão sendo apuradas, seguindo os trâmites legais.

Fonte: Portal Itnet