Três internos do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), localizado no município de São Cristóvão, morreram entre a última terça e quarta-feira (23 e 24), conforme confirmado nesta sexta-feira (25) pela Secretaria de Estado da Justiça, do Trabalho e da Defesa do Consumidor (Sejuc).
As mortes ocorreram em situações distintas, mas todas dentro das dependências do presídio. O primeiro caso foi registrado na manhã de terça-feira, quando um detento de 51 anos sofreu um mal súbito durante uma partida de futebol. Apesar da rápida atuação da equipe médica do Copemcan, o interno não resistiu.
Na manhã do dia seguinte, outros dois óbitos foram confirmados. O primeiro deles foi de um homem de 78 anos, encontrado desacordado dentro da cela. Após o chamado dos policiais penais, equipes de saúde da unidade e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados, mas o óbito foi constatado no local.
Ainda na manhã de quarta-feira, um terceiro detento, de 48 anos, foi encontrado morto na enfermaria do presídio. Segundo a Sejuc, o interno estava sob acompanhamento médico em virtude de um histórico de tentativa de suicídio.
Em todos os casos, o Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para a remoção dos corpos e realização da perícia. A Sejuc afirma que as mortes estão sendo apuradas, seguindo os trâmites legais.
Fonte: Portal Itnet