As políticas públicas implementadas pelo Governo Mitidieri (PSD) têm contribuído para avanços significativos na segurança pública de Sergipe, com destaque para o aumento do efetivo da Polícia Militar. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado registrou um crescimento de 17,2% no número de policiais entre 2019 e 2023, contrariando a tendência de queda observada no restante do país.
De acordo com o estudo, enquanto o efetivo da PM diminuiu mais de 4% em nível nacional desde 2014, Sergipe seguiu na contramão desse cenário, incorporando mais de 800 novos policiais no período. Além disso, a participação feminina na corporação estadual também cresceu, passando de 9% para 10%.
Outro indicador positivo apontado pelo IBGE foi o aumento do número de municípios sergipanos que possuem órgãos gestores voltados à segurança pública, subindo de 24, em 2019, para 27, em 2023. Além disso, 24 das 75 cidades do estado contam com Guarda Municipal, reforçando a estrutura de segurança em nível local.
Para o assessor técnico do Observatório de Sergipe, Isaque Cangussu, o crescimento do efetivo policial reflete o compromisso da atual gestão estadual com a segurança pública e ajuda a consolidar o estado como o mais seguro do Nordeste.