Após ter levado a pauta ao Senado, dando destaque a nível nacional para a situação das Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados (FAFEN) em Sergipe, o senador Rogério Carvalho (PT) foi elogiado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), especialmente por sua luta em favor da reativação das unidades de Laranjeiras e Camaçari. Ambas estão fechadas desde que a empresa arrendatária da Petrobras apontou o alto custo do gás natural como barreira para a produção de amônia e ureia.
De acordo com a FUP, a Petrobras já indica um movimento de retorno ao setor de fertilizantes, e a reabertura das FAFENs é vista como estratégica para garantir a segurança alimentar e a criação de empregos no Brasil.
Durante discurso na tribuna do Senado, no dia 27, Rogério enfatizou a relevância da unidade de Sergipe, que no auge de sua operação produziu mais de 400 mil toneladas de amônia e 600 mil toneladas de ureia por ano. “É inadmissível que a fábrica permaneça inativa enquanto o Brasil depende das importações”, declarou.
E, nesta segunda-feira, 2, o senador trouxe a tão esperada notícia: “A Petrobras vai retomar a operação da Fafen em Sergipe. Isso encerra um ciclo de incertezas para os trabalhadores e para a economia do estado. A fábrica operará em sua capacidade máxima, de forma contínua, com melhores salários e mais estabilidade. É mais dignidade para os trabalhadores e mais força para o nosso país!”.