Após a repercussão da matéria veiculada pela Revista Realce, com o recorte de uma entrevista concedida por Rodrigo Valadares à Fan FM, membros da própria direita reagiram com críticas ao deputado federal.
O motivo foi a declaração em que o parlamentar comparou o Brasil a um grilo, frágil e pequeno, e os Estados Unidos ao King Kong, em uma analogia que soou, para muitos, como um rebaixamento do próprio país, algo fora do comum para alguém que se diz patriota.
“Já deveria ter sido cassado e estar sendo processado por traição à pátria”, disse um internauta. “Essa síndrome de vira-lata eu não tenho. O Brasil é gigante”, comentou outro. “Um puxa saco dos EUA. 2026 vem aí”, alertou mais um.
Na entrevista, Rodrigo havia afirmado: “Eu queria muito que nós estivéssemos no mesmo patamar dos Estados Unidos para poder enfrentar essa luta, mas, infelizmente, é um grilo brigando com o King Kong. Então, a gente tem que saber o nosso lugar nessa mesa de negociação.”
Embora tenha dito que não defende o tarifaço imposto por Donald Trump, o deputado exaltou os EUA e voltou a direcionar críticas ao presidente Lula, acusando o governo brasileiro de provocar os norte-americanos e de se aliar a regimes autoritários.
A repercussão da fala foi negativa e muitos viram sua declaração como uma forma de abrir mão de sua soberania e dignidade internacional, o que pode custar caro politicamente em 2026.