O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (PT), integra uma missão oficial nos Estados Unidos ao lado de outros senadores brasileiros, com o objetivo de barrar a tarifa de 50% imposta pelo governo Donald Trump a produtos brasileiros, especialmente o aço.
Logo no início da agenda, ontem, 28, a comitiva se reuniu na Embaixada do Brasil, onde, segundo Rogério, foram alinhadas estratégias para reforçar o esforço do governo brasileiro em busca de uma saída negociada para o impasse.
“Essa reunião foi muito importante para que todos nós nivelássemos o grau de compreensão sobre o esforço que o governo brasileiro tem feito para encontrar uma saída negociada para a sobretaxa imposta ao Brasil pelo governo Trump”, afirmou o senador.
Na sequência, os parlamentares participaram de encontro com representantes da Câmara de Comércio Brasil–Estados Unidos. Segundo Rogério, ficou evidente a insatisfação de empresários dos dois países com a medida adotada por Trump.
“Ficou clara a perplexidade do setor empresarial que compra do Brasil e que vende para o Brasil. Não faz sentido essa imposição tarifária a um país que importa mais do que exporta para os Estados Unidos. Os EUA mantêm superávit na balança comercial com o Brasil. Essa sobretaxa é injustificável”, criticou.
Rogério também destacou a preocupação do empresariado americano com o risco de desabastecimento. “Não há quem substitua, de imediato, o fornecimento de produtos brasileiros que atendem à demanda da indústria e do mercado consumidor americano”, pontuou.
Além dos encontros diplomáticos e empresariais, a delegação brasileira também se reuniu com jornalistas e formadores de opinião, como parte de uma ofensiva pública para influenciar o debate nos Estados Unidos. Uma das principais conquistas do dia foi o acordo com empresários norte-americanos para que eles atuem junto ao governo Trump solicitando o adiamento da imposição da tarifa.
“O que podemos dizer é que essas conversas devem produzir frutos. Os resultados aparecerão com o tempo, como fruto de todo esse diálogo e das articulações conduzidas também pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, pelo Ministério da Indústria e Comércio e pela Embaixada do Brasil”, avaliou Rogério.
Rogério Carvalho também denunciou o que classificou como uma tentativa de sabotagem vinda do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que, segundo ele, estaria atuando contra a missão. “Eduardo Bolsonaro está cumprindo o papel de sabotar os interesses nacionais. Ele transforma uma medida tarifária em chantagem política contra a economia, contra os empregos, contra a vida do povo brasileiro. E, ainda assim, nossa comitiva é plural: temos senadores do PT, PL, MDB, PP e PSD. Estamos unidos pelo Brasil”, destacou.