terça-feira, abril 15, 2025

Pré-candidatura de Adailton com apoio de Valmir contraria orientação de Bolsonaro para o PL em Sergipe

O ex-prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa (PL), já deixou clara sua pretensão de disputar o Senado em 2026 com o apoio de Valmir de Francisquinho (PL). No entanto, esse cenário acaba gerando ainda mais rejeição ao “pato” entre os bolsonaristas mais ferrenhos, considerando que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já externou, por diversas vezes, seu desejo de que o candidato do PL em Sergipe seja Rodrigo Valadares.

A insatisfação cresce principalmente porque Bolsonaro não apenas manifestou sua preferência por Rodrigo, como também defende uma linha clara: o PL deve lançar apenas um candidato ao Senado por estado, justamente para evitar a divisão de votos e fortalecer o campo conservador.

A movimentação de Valmir, nesse contexto, tem sido vista como um gesto de afronta à liderança nacional do partido.

A postura de Valmir também é interpretada como uma forma desesperada de se manter relevante nas negociações internas do partido, para barganhar. Mas, na prática, pode acabar isolando ainda mais o prefeito dentro do PL.

Com o nome de Adailton colocado no jogo, o cenário interno do PL se fragmenta ainda mais. Além dele e de Rodrigo, Eduardo Amorim também está no páreo, com o apoio de Emília Corrêa e Edvan Amorim.