Após a Polícia Federal ter indiciado ontem, 21, Jair Bolsonaro (PL) e outros 36 ex-integrantes de seu governo pela tentativa de golpe, o senador por Sergipe e um dos principais lulistas no Congresso, Rogério Carvalho (PT), afirmou que o lugar do ex-presidente é na cadeia.
“Bolsonaro é um criminoso e seu lugar é na cadeia”, diz uma publicação em suas redes sociais.
Para o petista, não se trata de perseguição política, mas de responsabilização por atos que colocaram em risco a estabilidade institucional do país. “A tentativa de golpe de Estado, arquitetada para manter um projeto de poder autoritário, foi uma afronta à nossa democracia e à soberania do voto popular”, afirmou Rogério.
O relatório do inquérito, encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que investiga a tentativa de golpe após o resultado das eleições presidenciais de 2022, em que Bolsonaro foi derrotado, foi concluído ontem. Entre os indiciados estão nomes do antigo governo, como os ex-ministros Anderson Torres (Justiça), Braga Netto (Defesa) e Augusto Heleno (GSI), além de aliados como o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) e o ex-assessor de Bolsonaro, Marcelo Câmara.